Makemake lança curso de Reputação para Startups

No Brasil, que já vinha com uma economia estagnada antes da pandemia de coronavírus, com taxa de desemprego de 12% das pessoas em idade produtiva, o empreendedorismo era uma realidade para 52 milhões de pessoas em 2019, segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Com a pandemia, esta taxa de desemprego de 12% pode dobrar, afirmou o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, o que levaria ainda mais pessoas ao empreendedorismo, não apenas por opção, mas por necessidade.


Contudo, abrir uma empresa não é garantia de que o negócio será bem sucedido e os empreendedores terão uma boa geração de renda. A última pesquisa de Sobrevivência das Empresas no Brasil, divulgada pelo Sebrae em 2016, mostra que 23% dos novos empreendimentos criados no país não sobreviveram aos dois primeiros anos. As dificuldades enfrentadas pelos empreendedores são diversas, desde o acesso a crédito com juros razoáveis, ao estabelecimento de suas marcas no mercado conquistando a confiança de clientes, nada fácil para novos entrantes, que muitas vezes apostam na pior estratégia: a de guerra de preços.


Pensando em ajudar as startups a alcançarem maior sucesso e longevidade, e levando em consideração a sua missão de liderar os debates sobre reputação no país, a Makemake criou o curso "Reputação para Startups". A ideia é que novas turmas do curso aconteçam na última semana de cada mês, sempre das 19h às 21h30. A primeira turma acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro, tendo como facilitadores Tatiana Maia Lins, consultora fundadora da Makemake, e o parceiro Eduardo Murad, sócio consultor da Orgânica Treinamentos e Desenvolvimento.



"Lançar negócios já pensando na reputação que ele gostaria de ter ao longo dos anos me parece a forma mais eficiente de começar um empreendimento. Porque todo o processo de posicionamento da marca e de seus produtos pode ser feito em alinhamento com os objetivos de longo prazo e gerando memória corporativa, fundamental para a criação de lastro reputacional. Ninguém faz negócios com empresas ou pessoas que não gozam de confiança.", afirma Tatiana.


Em defesa de por quais razões os empreendedores deveriam fazer este treinamento, Tatiana explica: "A reputação importa para os negócios porque reputação confere competitividade. Empresas de boa reputação atraem melhores talentos, têm menor rotatividade de funcionários e colaboradores em geral, conseguem melhores condições de crédito e junto a fornecedores. Além disso, as empresas de boa reputação são as mais lembradas pelos clientes, logo as que possuem seus produtos e serviços escolhidos pelos consumidores. Todos esses atributos contribuem para a longevidade de um negócio e sua valorização, logo pensar em construção de reputação é imprescindível para as startups se diferenciarem dos concorrentes."


O curso tem como público-alvo empreendedores com startups já em operação ou que ainda estejam na fase pré-operacional e é composto por 12 horas de aulas via zoom com os instrutores, divididas em cinco encontros, mais um encontro individual para mentoria e análise dos cases dos inscritos pelos instrutores. Além das 12 horas em aulas via zoom, espera-se dos participantes cerca de 8h de dedicação para a realização de atividades para a elaboração do Planejamento Estratégico de Reputação para os seus negócios.


Os encontros mãos na massa abordarão os seguintes temas:

Encontro 1: A diferença entre imagem e reputação e como conquistar confiança dos públicos de interesse, Dia 26/10/2020, das 19h às 21h30.

Encontro 2: Como se posicionar no mercado e se destacar dos concorrentes.

Dia 27/10/2020, das 19h às 21h30.

Encontro 3: Como construir boa reputação e atrair a atenção de investidores .

Dia 28/10/2020, das 19h às 21h30.

Encontro 4: Como construir boa reputação com clientes.

Dia 29/10/2020, das 19h às 21h30.

Encontro 5: Startup Pitch: como fazer um bom pitch da sua startup?

Dia 30/10/2020, das 19h às 21h30. 


A primeira turma do curso tem inscrições nos valores de R$ 330,00 a R$ 495,00. As inscrições promocionais no valor de R$ 330,00 são válidas para quem se inscrever até o dia 10/10/2020 ou para inscrições provenientes de acordos com hubs de inovação. Faça já a sua inscrição e garanta o valor promocional.


Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Sobre os instrutores:

Tatiana Maia Lins - Fundadora e CEO da Makemake, Tatiana é consultora em Reputação Corporativa, editora da Revista da Reputação e Professora da disciplina de Relações com o Mercado e com Investidores do Master em Comunicação Empresarial Transmídia da ESPM/SP. 

Eduardo Murad - Doutor em Comunicação (ECA/USP) é sócio consultor e coach na Orgânica Treinamento e Desenvolvimento. Professor de disciplinas de Comunicação Corporativa na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Destaque
Recentes
Arquivo
Tags

+55 (11) 97675-9090

makemake@makemake.com.br

Rua Arandu, 789 - Brooklin

São Paulo / SP

Cep 04562-031