makemake@makemake.com.br

Praia de Botafogo, 316, sala 206

Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Cep 22250-040

A IMPORTÂNCIA DA BOA REPUTAÇÃO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS

Muitos gestores de empresas de pequeno porte acreditam que a preocupação com a manutenção de uma boa Reputação Corporativa é exclusiva de empresas maiores. Ou que é algo que custa demais e que eles não podem se dar a este luxo. Não é assim.

 

A Reputação Corporativa é um pré-requisito para que as empresas operem. É, em várias situações, o elemento determinante para a decisão de compra do consumidor, o que difere o produto A de seu concorrente B. E a Reputação deveria ser uma preocupação das empresas de todos os portes e setores.

 

A Reputação de uma empresa se dá de acordo com como as pessoas percebem os seus produtos e serviços, seus modelos de gestão, o impacto ao meio ambiente e à sociedade, as relações com os funcionários e fornecedores e todos os aspectos diretamente ligados às operações da empresa. Uma pequena parcela das informações sobre estes aspectos chegam às pessoas de modo direto, fornecidas institucionalmente pela empresa. Na maioria das situações, as informações que baseiam a percepção que as pessoas têm acerca de uma empresa chegam a elas por fontes não institucionais, como a mídia, as experiências de amigos, os relatos de funcionários, etc. No caso das empresas de pequeno porte, esta dependência dos relatos de amigos e funcionários é ainda maior, pois elas não têm o mesmo alcance de mídia que as empresas de grande porte, ao mesmo tempo em que não se dedicam a ter uma narrativa institucional consolidada. E os amigos só falarão bem de lugares em que forem bem atendidos. Desta verdade não há como fugir, é preciso investir em um bom atendimento.

 

Neste contexto de dependência, é importante que as empresas (e também as de pequeno porte), se preocupem em oferecer elementos e dados para alimentar a construção da percepção positiva de suas marcas pelas pessoas. Um bom treinamento de funcionários focado na importância da construção de uma boa reputação não é caro como um anúncio publicitário e traz resultados concretos para as empresas de pequeno porte. Um planejamento de comunicação dá o direcionamento de como a empresa deve se comunicar, quais são os pontos que devem ser ressaltados e quais são os pontos que precisam de atenção redobrada por parte dos gestores para que a reputação da empresa não vá para o lixo. Mostra também quais são os canais de comunicação mais adequados para o alcance dos seus públicos de interesse. Rodas de diálogos mostram os problemas escondidos embaixo do tapete e como eles podem ser resolvidos da melhor maneira. Todas estas alternativas estão disponíveis para empresas de pequeno porte. Basta que elas as procurem.

 

Artigo publicado primeiramente no site da Aberje, em 14/01/2015.

Please reload

Destaque

Tatiana Maia Lins em lista de líderes sustentáveis

19/08/2019

1/7
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload