Buscar
  • makemake

Como e por que fazer um diagnóstico de reputação da sua marca ou empresa?

O primeiro passo para um bom gerenciamento de reputação consiste na realização de um diagnóstico de reputação, que mostra como a marca ou empresa é percebida pelos públicos com quem interage. Este material dará insights para o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo, pois ele identifica oportunidades de posicionamento, temas sensíveis e os atributos de valor pelos quais os públicos percebem a marca ou empresa.


Como fazer um diagnóstico de reputação?

A Makemake tem uma metodologia própria baseada em Análise de Discurso e Semiótica para a realização de diagnósticos de reputação. O processo é totalmente personalizado, levando em consideração as características de cada cliente e a melhor maneira de identificar como cada cliente é percebido por seus públicos estratégicos, podendo combinar pesquisas online e presenciais em profundidade.


Embora a coleta de dados possa envolver ferramentas eletrônicas, a preparação dos questionários e a análise de dados são feita pelos consultores da Makemake e lideradas por Tatiana Maia Lins, criadora da metodologia. Por esta razão, a Makemake é uma consultoria boutique, que trabalha com poucos clientes a cada espaço-tempo para garantir total atenção e qualidade de entrega de seus serviços.


Durante o processo de investigação, são perguntas-chave norteadoras para o diagnóstico de reputação da Makemake:

  • Como a marca ou empresa é percebida pelo público em questão?

  • O que seria considerado o ideal dentro do setor de atuação?

  • Quais são as oportunidades de posicionamento e de inovação para maior competitividade?

Os resultados são tabulados e entregues em um relatório de inteligência com a assinatura Makemake. Veja na imagem abaixo as seis etapas para a realização de um diagnóstico de reputação.


Por que fazer um diagnóstico de reputação?

O diagnóstico de reputação é um relatório de inteligência que auxilia as tomadas de decisão em relação ao uso eficaz e eficiente de recursos financeiros de comunicação, marketing e publicidade, assim como de recursos como tempo das equipes e esforços improdutivos de engajamento.


O diagnóstico de reputação da Makemake também traz insights sobre necessidades de melhorias de processos de gestão e, em alguns casos, detecta riscos reputacionais já percebidos pelos públicos analisados.


Gostou da ideia? Quer conversar com a Makemake para fazer um diagnóstico de reputação? Entre em contato conosco.

makemake@makemake.com.br.


makemake@makemake.com.br

Rua Arandu, 789 - Brooklin

São Paulo / SP

Cep 04562-031