Nosso
Manifesto
Na Makemake, nós lideramos os debates sobre reputação no país, educamos líderes e oferecemos serviços completos de consultoria para o gerenciamento de reputação e para a criação de lastro reputacional para os clientes.
Somos formados por estrategistas e, mais do que uma fornecedora de serviços, somos uma parceira estratégica das organizações com e sem fins lucrativos preocupadas em causar impacto positivo para o mundo de hoje e de amanhã.
mais do que fornecedora, parceira de negócios
Os ovos de andorinha que a Makemake entrega aos clientes
Makemake é o Deus Criador e a Divindade da Fertilização do povo Rapa Nui, da Ilha de Páscoa. Ele é associado à competição do Homem Pássaro. Nesta competição anual, os homens se jogavam ao mar e nadavam de uma ilhota para outra. O primeiro guerreiro a retornar ao acampamento, com um ovo intacto da andorinha-do-mar, vencia a competição e se tornava o Homem-Pássaro, o líder, daquele ciclo.
A Makemake, pela mão em sua logomarca, entrega “ovos de andorinha” aos clientes para que eles se destaquem dos concorrentes e se tornem líderes.

Nossa contribuição para os debates
sobre reputação no Brasil

Revista da Reputação
Lançada em fevereiro de 2016, debate o que impacta a reputação de instituições, cidades e países.

Reputação Brasil
Lançado em outubro de 2017, debate como fortalecer a reputação e a competitividade do Brasil.

Conferências e congressos
Participamos como palestrante ou na moderação em conferências no Brasil e no exterior desde 2011.
Makemakers
Tatiana Maia Lins
Fundadora da Makemake e editora da Revista da Reputação, Tatiana Maia Lins é uma das pioneiras em consultoria especializada em reputação corporativa moderna no Brasil. Com base em análise de discurso e semiótica, Tatiana desenvolveu metodologias para Análise de Gaps e criou a Jornada do Ativismo Corporativo em 4Is.
A fundação da Makemake em 2011 coincide com a sua primeira participação como speaker em uma conferência internacional sobre reputação e competitividade nos Estados Unidos. Além desta, Tatiana também participou como speaker em conferência na Itália, em 2012, e como speaker ou moderadora em diversos congressos e seminários nacionais no Brasil.
Professora de Gerenciamento de Reputação, ministrou curso livre pela Abracom, em Recife, em 2014, e cursos de extensão pela FACHA, no Rio de Janeiro, entre os anos de 2014 e de 2017. Desde 2020, é professora da disciplina de Relações com o Mercado e com Investidores do Master em Comunicação Organizacional Transmídia pela ESPM - SP.
Mestre em Jornalismo Internacional pela University of Westminster, em Londres, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e Pós-Graduação em Comunicação Integrada pela ESPM-RJ. Em 2020, foi eleita Vice Coordenadora do Comitê de Comunicação, Integridade e Compliance da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje, sendo também jurada do Prêmio Aberje de Comunicação (desde 2018) e colunista do site da entidade (desde 2012).
É autora da atualização do Guia de Comunicação e Sustentabilidade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - CEBDS, lançado em 2020, e de dezenas de artigos sobre reputação corporativa.

Para contratar uma palestra presencial ou digital de Tatiana Maia Lins, entre em contato com a Casa de Palestras.
Eduardo Murad
Consultor Associado
Eduardo Murad é doutor em Comunicação pela (ECA/USP) e professor na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Rafael Veras
Consultor Associado no RJ
Executivo de de Comunicação Corporativa e Marketing, Rafael já liderou equipes multidisciplinares em empresas B2B e no Terceiro Setor.