Cases da Makemake

A Makemake tem cases significativos com clientes de diferentes portes e setores, que incluem consultoria para gerenciamento de reputação, gestão de crise, comunicação de sustentabilidade e ESG, engajamento de stakeholders, memória corporativa e curadoria de eventos digitais e presenciais. Veja abaixo os principais cases que ilustram a nossa diversidade de expertises ao longo dos anos. 

Projota no BBB21 (2021)

A Makemake foi responsável pela Estratégia de Salvaguarda e Fortalecimento da Reputação do rapper Projota durante o gerenciamento da crise de imagem que o artista enfrentou em sua participação no BBB 21, o "Big dos Bigs", entre fevereiro e maio de 2021.

Expertises do case: Salvaguarda e Fortalecimento da Reputação, Fortalecimento da Confiança, Gestão de Crises, Consultoria para Gestão de Redes Sociais. 

projota bbb21.jpg

INOVACITY DIGITAL (2020)

No início da pandemia de Covid-19, a Makemake foi responsável pela curadoria do INOVACITY Digital, que reuniu cidadãos, especialistas, empreendedores e startups em torno de assuntos como Urbanismo, Transformação Digital, Inclusão, Mobilidade, Gestão e Governança em dois dias de evento (22 e 23 de julho de 2020) gratuito transmitido via YouTube. 

Expertises do case: Curadoria para eventos digitais, Comunicação de Sustentabilidade, ODS e ESG, Cocriação de Soluções, Engajamento de Stakeholders.

INOVACITY DIGITAL (7).png

Plataforma Brasil do Amanhã (2018)

A Makemake foi responsável pela estratégia e pela alimentação dos perfis das redes sociais da Plataforma Brasil do Amanhã, do Museu do Amanhã e parceiros, que debateu política de modo apartidário e sem polarização em 2018. Além disso, a Makemake participou da coordenação geral da iniciativa, da curadoria dos eventos e foi responsável pelo projeto de Memória das ações, que culminou em um site e na publicação do livreto "Propostas Para a Construção de um Brasil Menos Desigual e Mais Sustentável para as Próximas Gerações", entregue aos eleitos de 2018 com propostas alinhadas aos ODS da ONU para os temas: Fortalecimento da Democracia, Segurança Pública, Água e Saneamento, Ciência, Empreendedorismo e Inovação, Mobilidade Urbana, Cultura, Alimentação, Florestas, Energia e Educação. 

Expertises do case: Engajamento de Stakeholders, Memória Corporativa, Gerenciamento de Redes Sociais, Curadoria para Eventos, Comunicação de ODS, Edição de Conteúdo. 

capa propostas bda-1.png

Ressignificando a Mineração (2016)

A Makemake foi responsável pela compilação e análise das propostas levantadas durante o Prêmio Universitário Aberje 2016 - Desafio Ressignificando a Mineração. O trabalho desenvolvido pela Makemake resultou em uma publicação interna distribuída para o setor com recomendações consultivas e uma ferramenta com a memória das ações propostas para 4 grupos de stakeholders prioritários para a Vale.

Expertises do case: Análise de Gaps de Imagem, Gerenciamento de Reputação, Engajamento de Stakeholders, Memória Corporativa.

mineração.png

Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade (2020)

A Makemake foi responsável pelo conceito criativo "Todas as Cores da Sustentabilidade" e pela edição 2020 do Guia de Comunicação e Sustentabilidade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, CEBDS, cuja base de associados soma as empresas responsáveis por 50% do PIB brasileiro.

Expertises do case: Pesquisa de Gaps de Percepção, Cocriação de Soluções, Consultoria para Comunicação de Sustentabilidade, ODS e ESG, Estratégia para Engajamento de Stakeholders, Edição de Conteúdo. 

guia_edited.jpg

DI BLASI, PARENTE & ASSOCIADOS (2019)

A Makemake atuou no processo de rebranding do escritório de propriedade intelectual Di Blasi, Parente & Associados, com o briefing que gerou a nova logomarca da instituição, mais próxima de seus stakeholders, lançada em maio de 2008.

Expertises do case: Branding, Posicionamento de Mercado, Diferenciação da Concorrência. 

Design sem nome (16).png

Reputação Brasil >> Caminhos para o Amanhã (2017)

O Seminário Internacional Reputação Brasil >> Caminhos para o Amanhã aconteceu no dia 25 de outubro de 2017, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Com 24 palestrantes e seis painéis, o evento convocou representantes de todos os setores da sociedade para debater a reputação do Brasil, dos produtos e serviços brasileiros e do Rio de Janeiro. O evento foi uma iniciativa da Revista da Reputação, editada pela Makemake, com parceria de realização do Museu do Amanhã, da Symbállein e do IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional. E contou com apoio institucional dos parceiros: Reputation Institute Brasil, Aberje, Approach Comunicação, Ideia Sustentável, Textual, FGV - Ebape, Instituto Brasileiro de Mineração, Abrasca, Conselho Empresarial da América Latina, Revista Plurale, Edelman Significa, Apimec e Além das Palavras. 

Expertises do case: Reputação de Países e Cidades, Curadoria de Eventos presenciais, Engajamento de Stakeholders, Desenvolvimento de Parcerias. 

rep brasil todo mundo.jpg

GM 90 anos de Brasil (2015)

Em 2015, a Makemake participou do projeto de memória corporativa GM Chevrolet, 90 anos de Brasil e levantou personagens no Rio de Janeiro com memórias afetivas como ter aprendido a dirigir no Opala do avõ ou amar tanto o Opala a ponto de tatuar no braço o seu motor. 

O material embasou um especial publicitário publicado pelo Jornal O Globo (veja aqui). 

Expertises do case: Memória Corporativa, Edição de Conteúdo.

Tatuagem.jpg